terça-feira, 30 de abril de 2013

Prefeito recepciona novo pastor da Igreja Batista Independente

Fotos: Fernanda Barbier


Nesta terça-feira (30) o Prefeito Cláudio Martins, acompanhado do vice-prefeito Lisandro Lenz, realizou mais um encontro com café da manhã, oportunidade em que recebe em seu gabinete representações de entidades. A atividade idealizada pela chefe de gabinete Márcia Oliveira tem como objetivo ser mais um canal de aproximação e de diálogo da comunidade com o Executivo. O encontro desta semana foi com o novo pastor da Igreja Batista Independente, Altamir Lima Muniz, sua esposa Sílvia Ruth Acuña Muniz e membros da congregação.
Logo no início da reunião o Prefeito falou sobre sua satisfação em receber os convidados e da disposição de seguir com a boa relação que a prefeitura vem mantendo com a Igreja. Ele destacou a importância do trabalho que as associações, entidades e instituições religiosas realizam tanto na área espiritual como também na assistencial, preenchendo lacunas que muitas vezes o governo não consegue alcançar.
O pastor Altamir agradeceu muito a recepção do governo municipal e afirmou que sua congregação seguirá trabalhando também com a assistência social auxiliando famílias que enfrentam dificuldades, entre elas, o problema das drogas. Durante a conversa o pastor fez um convite ao Prefeito e ao Vice para participarem das comemorações do aniversário da Igreja que serão realizadas nos dias 04 e 05 de maio.
Também presente no encontro o vereador e membro da igreja há 34 anos, Orlando Coelho (PSDB), falou do orgulho de ver que hoje a Igreja Batista Independente é reconhecida na prefeitura e também na sociedade. A vereadora Roseli Calvetti (PT) avaliou positivamente esses encontros, ressaltando que são momentos que oportunizam uma melhor relação com as entidades. “São forças que se unem pelo bem da comunidade”, considerou.
Para o Vice Lisandro Lenz esse tipo de atividade é fundamental para nortear as ações do governo. “São importantes espaços para conversar e colher os sentimentos da comunidade, o que contribui significativamente para o processo das tomadas de decisão”, observou.
O novo pastor, que atua há 27 anos, estava residindo em Jundiaí (SP). Ele e sua família chegaram em Jaguarão no dia 26 de janeiro de 2013.



Neste sábado (04) será realizado o I Seminário de Saúde, Agrotóxicos e Meio Ambiente, a partir das 14h na Biblioteca Pública Municipal.
Confira a programação:
14h – Abertura
14:30h – Políticas Públicas de Gestão Ambiental
Dra. Lucia Anello – FURG Educação Ambiental
15:00h – Soluções Ambientais Visando Normas e Procedimentos da Legislação Vigente – Moises Gomes Pereira – Protege assessoria
15:30h – Intervalo
15:50h – Cultivar Insumos Agrícolas – Tec. Agr. Luís Carlos Moura
Biotecnologias – Beifort Tecnologias Valdecir Ferrari e Total Biotecnologia César
16:45h  Apresentação SDRMA – Técnico SDRMA
17:15h  Debate

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Idosos participam de atividades no CRAS


 Na última sexta-feira (19) foi realizada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em parceria com a Secretaria de Saúde, a vacinação contra a gripe para os idosos do Grupo Conviver. Durante a manhã eles ainda participaram de uma palestra sobre Prevenção de Saúde Bucal, ministrada pela odontóloga Rita Rodrigues.
Ao final das atividades foi oferecido ao grupo um café da manhã.

Prefeito acompanha a retomada das obras da escola infantil na Kennedy

Fotos: Fernanda Cassel

Na última quinta-feira (18) o Prefeito Cláudio Martins, juntamente com o secretário de Planejamento e Urbanismo, João Cláudio Pedroza e o engenheiro André Timm, esteve no bairro Kennedy, onde acompanhou o andamento das obras da escola de educação infantil, na Rua Júlio de Castilhos. Segundo a empresa responsável pela obra os trabalhos foram retomados há 15 dias e a previsão é de que a partir do dia 20 de maio deste ano o espaço destinado ao setor administrativo da escola já esteja finalizado.
Segundo as informações da Secretaria de Planejamento e Urbanismo a creche modelo com espaço para 120 crianças está sendo construída em uma área de 1118,48m² e seu espaço prevê um bloco administrativo, um de serviços, dois pedagógicos, áreas para recreação e multiuso, anfiteatro e estacionamento.
A previsão de conclusão da obra é para o segundo semestre deste ano.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Cláudio e Lisandro reúnem-se com entidades assistenciais e repassam recursos

Fotos: Fernanda Barbier

Na sexta-feira (19) o Prefeito Cláudio Martins recebeu em seu gabinete, representantes de algumas entidades assistenciais do município a fim de tratar sobre questões relacionadas às subvenções sociais, em que o município repassa recursos para cobrir despesas de custeio das entidades que têm caráter assistencial.
Durante o encontro o Prefeito Cláudio e o vice-prefeito Lisandro Lenz destacaram a importância do trabalho que as entidades desenvolvem no município, atendendo centenas de famílias jaguarenses. Na ocasião eles também fizeram esclarecimentos sobre o contingenciamento no orçamento, fruto da grande captação de recursos. “Captamos um grande volume de recursos federais e por isso estamos com essa necessidade de reorganização financeira, para que possamos garantir os recursos necessários para contrapartida e assim conquistar importantes obras para o desenvolvimento do nosso município”, disse Lisandro.
Também participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Marcelo Victória e os vereadores, Oberte Paiva, Roseli Calvetti e Miriam Coelho.
As entidades presentes que receberam recursos foram: APAE, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Sociedade Espírita Alan Kardeck, Sociedade Fé Esperança e Caridade, Associação Beneficente Cel. Augusto Leivas, Matriz do Divino Espírito Santo/Mitra Diocesana de Pelotas e Sociedade Espírita Bezerra de Menezes.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Sábado foi de intensa mobilização contra a gripe


fotos: Fernanda Cassel


No sábado (20) as Unidades Básicas de Saúde do município estiveram abertas durante todo o dia, acompanhando a grande mobilização nacional contra a gripe.
No dia D também foi realizada uma mateada na praça Comendador Azevedo, oportunidade em que a equipe da Vigilância Epidemiológica e Ambiental montou um posto volante de vacinação. A atividade em parceria com a Secult também contou com a participação do músico Boró, que abrilhantou a tarde ensolarada com muita MPB.
Em breve acompanhe os números da vacinação em Jaguarão.
E não esqueça: A vacinação contra a gripe segue até o dia 26 de abril!

Representantes do Estado realizam Capacitação do PIM nesta semana

De 23 a 26 de abril representantes da coordenação estadual do programa Primeira Infância Melhor (PIM) realizam em Jaguarão a capacitação inicial do PIM. A atividade tem como público alvo os representantes do Grupo Técnico Municipal e Monitores do PIM.
Nos quatro dias, o evento será realizado das 9h às 17h, no Círculo Operário (Rua Mal. Deodoro, 377).

Violência contra a mulher é tema de palestra no CRAS



Fotos: Fernanda Barbier
Na quinta-feira (18) a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), promoveu uma palestra sobre a Lei Maria da Penha para os membros da Cooadesps de Jaguarão,  conduzida pela assistente social e coordenadora do CRAS, Jovane de Lemos Antunes.
A iniciativa teve como objetivo contribuir para a conscientização sobre o tema  de combate à violência doméstica e esclarecer sobre todas as garantias que a lei oferece aos cidadãos e onde a mulher pode buscar apoio nesses casos.
Após a apresentação o secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Marcelo Victória, destacou os avanços sobre essa questão bem como a importância de debater sobre o tema considerando os altos índices de violência contra as mulheres no município. 

Prefeito Cláudio Martins nomeia psicóloga para o CRAS

Fotos: Fernanda Barbier

Na última quinta-feira (18) o Prefeito Cláudio Martins realizou o ato de nomeação de Carolina Pagliani Ança, que assumirá o cargo de psicóloga no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação.
Assim como faz em todos os atos de nomeação o Prefeito Cláudio falou sobre a importância deste momento de receber e conversar com os novos servidores assim como enfatizou o empenho do governo em valorizar o quadro de servidores do município.
Cláudio Martins ainda comentou sobre o trabalho que o governo municipal vem desenvolvendo na área social, destacando que a psicóloga chega para somar junto a  equipe do CRAS que realiza um importante trabalho com famílias carentes e também com idosos.
O secretário de Desenvolvimento Social, Marcelo Victória, o secretário de Administração Pedro Caetano, o secretário adjunto de Cultura Alencar Porto e a arquiteta Adriana Ança também participaram do momento.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Sábado tem Festa de São Jorge



Este ano, as festividades em homenagem a São Jorge, sincretizado na Umbanda com o Orixá Ogum, serão realizadas no município no sábado, dia 20 de abril. A organização das atividades contou com a participação de diversos centros religiosos, que prestarão homenagens ao Santo durante todo o dia. A imagem de São Jorge/Ogum estará na Praça do Regente a partir das 09 h da manhã, onde ficará até o horário de concentração para a procissão, marcada para às 20 h.
A procissão religiosa percorrerá a Avenida 27 de Janeiro com destino ao antigo centro de comércio informal, ao lado da Ponte Mauá. Como parte do ritual religioso, será servida a tradicional feijoada em homenagem ao Santo. Para apreciação da culinária típica, solicita-se a população que leve pratos e talheres.               

por Secretaria de Cultura e Turismo

Vice-prefeito discute uso do Centro Público de Economia Solidária com comunidade



Na quarta-feira (17) o Vice-Prefeito Lisandro Lenz esteve reunido com representantes da comunidade, principalmente do bairro Pindorama, a fim de discutir o uso e atividades a serem desenvolvidas no Centro Público de Economia Solidária.
Estiveram presentes na reunião representantes de grupo de alfabetização de jovens e adultos, artesanato, corte e costura e artesanato em lã, além de representantes da OCIP CEAD, Secretário de Desenvolvimento Econômico Paulo Vieira e Secretário Adjunto Silvio Alves.
Segundo o vice-prefeito, o Centro será utilizado de duas formas, oferecendo cursos em parceria com entidades como SENAC, SEBRAE, entre outras e como incubadora de pequenos empreendimentos, ou seja, fortalecendo grupos que promovam trabalhos de geração de renda. “Possuímos equipamentos e estrutura física, além de propiciarmos acompanhamento necessário para que esses grupos possam se firmar enquanto pequenos empreendimentos e depois de um certo período criar autonomia e formas de auto sustentabilidade” afirmou Lisandro.
O próximo passo será mapear os grupos interessados e organizar o organograma de funcionamento do Centro. O início dos trabalhos está previsto para o dia 1º de maio, dia do trabalhador.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Deputado Marroni confirma indicação de emenda de R$ 500 mil para aquisição de computadores para escolas municipais

Foto: Fernanda Barbier


O prefeito Cláudio Martins e o vice-prefeito Lisandro Lenz receberam na Prefeitura Municipal, na tarde de segunda-feira (15) a visita do deputado federal Fernando Marroni (PT). O encontro realizado na Prefeitura também contou com a presença de secretários municipais e dos vereadores Oberte Paiva (PT) e Roseli Calvetti (PT).
Na ocasião Marroni confirmou a indicação de emenda de R$500 mil para o município, investimento que será utilizado para aquisição de computadores para estudantes da rede municipal de ensino.
Segundo o Prefeito Cláudio Martins esses equipamentos serão destinados aos estudantes das turmas das séries inicias. “ Com esses computadores vamos dar início a nossa meta de fazer um grande trabalho de inclusão digital, disponibilizando um equipamento por aluno. Além desses que virão a partir da emenda, vamos trabalhar com o programa Um Computador por Aluno, do governo federal para garantir o atendimento a todos os estudantes das escolas municipais”, afirmou o prefeito.
O deputado além de destacar a importância da inclusão digital para as futuras gerações  falou sobre o cenário de desenvolvimento do país. Os temas das cidades de fronteira também foram enfatizados por Marroni que se colocou a disposição para apoiar questões de grande impacto no desenvolvimento do município como a segunda ponte, hidrovia do Mercosul e implantação dos free-shops nas cidades gêmeas brasileiras.
Encerrando o encontro Cláudio Martins afirmou ao deputado que suas ideias estão em harmonia e que o apoio do parlamentar tem sido importante para a região. Ele também destacou o andamento da pavimentação das ruas Augusto Leivas e 20 de Setembro, realizadas através de emenda de R$ 300 mil, indicada pelo deputado.

terça-feira, 16 de abril de 2013

Cláudio Martins participa de evento com Dilma e recebe patrola e ônibus escolar para Jaguarão



Na última sexta-feira (12) o prefeito Cláudio Martins esteve em Porto-Alegre onde participou de cerimônia com a presença da presidenta Dilma Rousseff (PT). Através da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) Jaguarão foi um dos municípios gaúchos contemplados com uma motoniveladora (patrola), que será fundamental para melhorias no escoamento da safra e também para o trânsito dos moradores da zona rural do município. Das mãos da presidenta Dilma, o Prefeito Cláudio Martins também recebeu as chaves de um ônibus para o transporte escolar.
Em seu discurso durante o evento, que ainda contou com a presença do governador Tarso Genro (PT), deputados e ministros, a presidenta afirmou que este passo se soma aos equipamentos doados para restauração e construção das estradas vicinais, possibilitando tanto o crescimento econômico quanto social.  “Essa é uma contribuição do governo no sentido de melhorar a condição de escoamento da nossa safra e permitir o acesso de ônibus escolares e ambulâncias”, salientou.
O Ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, destacou os resultados positivos das parcerias entre os governos federal e estadual com os municípios e ressaltou a importância de se entregar o maquinário aos municípios com menos de 50 mil habitantes. . “Com isso estamos dotando as prefeituras de melhores condições de cuidar das suas estradas vicinais, que são as estradas por onde passa a produção agropecuária do nosso país”, apontou.
Para o Prefeito Cláudio Martins o governo federal tem sido um importante parceiro. “Mais uma vez o programa PAC beneficia Jaguarão. Com trabalho e bons projetos temos alcançado cada vez mais conquistas para garantir desenvolvimento e mais qualidade de vida para nossa população”, finalizou. 


Sábado é o Dia D de vacinação contra a gripe

Durante todo o sábado (20) as Unidades Básicas de Saúde do município estarão abertas para realizar a vacinação contra a influenza. A mobilização marca o Dia D contra a gripe em todo o país.
De acordo com a Secretaria de Saúde o horário de atendimento no sábado será das 08:30h às 17:00h, sem fechar ao meio dia. A vacinação também será oferecida no turno da manhã, no Centro Comunitário do Matadouro.
No dia D contra a gripe em Jaguarão  será realizada ainda uma mateada, com apoio da Secult, na praça Comendador Azevedo (próxima ao Regente), oportunidade em que estão programadas diversas apresentações de dança e música, assim como a vacinação que será oferecida através da Vigilância Epidemiológica.
A partir do dia 22 de abril terá início a vacinação na zona rural que segue até o dia 30 de abril, nas comunidades e escolas, com apoio da Emater.
Na área urbana a vacinação contra a influenza já está sendo oferecida em todas as Unidades Básicas de Saúde do município desde segunda-feira (15) e seguirá até o dia 26 de abril.

Prefeitura realiza primeira etapa de vacinação contra brucelose



A Prefeitura Municipal de Jaguarão, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, realizou entre os dias 18 de março e 12 de abril a primeira etapa da campanha de vacinação contra brucelose.
Neste período foram imunizadas 570 terneiras, com idade entre 3 e 8 meses,  atendendo 152 produtores enquadrados no Pronaf.
A segunda etapa da campanha de vacinação será realizada a partir da segunda quinzena de setembro e os produtores interessados devem se inscrever com antecedência na Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente ou através do telefone 3261-1818.

CRAS realiza atendimentos do Bolsa Família nesta quarta-feira

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação comunica às pessoas que tenham interesse no programa Bolsa Família, que nesta quarta-feira (17), das 13 às 16h, será realizado um atendimento sobre o programa, no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS). É necessário que os interessados apresentem os seguintes documentos: Carteira de Identidade, comprovante de residência (conta de luz), Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, CPF e documentos de todas as pessoas residentes na casa. As assistentes sociais alertam que é necessário também apresentar a certidão de nascimento das crianças e adolescentes.
Famílias que já possuem o benefício e tenham interesse em esclarecer dúvidas  ou atualizar o cadastro, devem comparecer portando o cartão do bolsa família e uma conta de luz.
O CRAS fica localizado à Rua Germano Domingues, 996, no bairro Germano.

Seminário avalia carnaval deste ano e discute as projeções para a festa em 2014


Fotos: Fernanda Barbier

Na última quinta-feira (11) mais de cem pessoas participaram do Seminário “Avaliando e Planejando o Melhor Carnaval do Sul”, uma iniciativa da Prefeitura Municipal, através das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Cultura e Turismo. A atividade que aconteceu no auditório da Biblioteca Pública teve início com a apresentação de um programa especial sobre o carnaval 2013 e na sequência foi realizada a cerimônia de abertura, em que estiveram presentes, o vice-prefeito Lisandro Lenz, o presidente do Legislativo, Antônio Carlos Marques, o secretário de Cultura e Turismo, Carlos Marques, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Vieira, o comandante do 3º BPAF, Major Sílvio Cardoso, o presidente da Liga das Entidades Carnavalescas, Félix Alarcon e o presidente da Liga dos Trios Elétricos de Jaguarão, Diego Miranda.
No momento das falas os componentes da mesa destacaram a importância de estarem dialogando e já planejando em conjunto ações que garantam que o carnaval de Jaguarão mantenha o nível de qualidade que vem tendo , consolidando a marca de um dos melhores carnavais do estado.
Entre as manifestações da abertura destaque para apresentação sobre o trabalho de segurança pública no carnaval, em que o Major Silvio Cardoso, mostrou todo o processo preparatório do efetivo e também o balanço operacional das noites de folia, que teve resultados positivos.
O vice-prefeito Lisandro Lenz ressaltou a importância da soma de esforços no planejamento do carnaval de 2014 e considerou positiva a organização dos trios que criaram uma Liga neste ano assim como os ambulantes que estão em processo de organização. Ele também falou sobre o questionário que foi entregue a todas as pessoas que estiveram no local, para que deixassem suas opiniões. “O material será utilizado nas demais reuniões ao longo do ano e será fundamental para o planejamento”, disse.
Durante as falas também foi levantado pelo secretário Paulo Vieira a articulação com o Banco do Brasil sobre o programa Microcrédito, que poderá qualificar os serviços dos ambulantes que atuam no carnaval, os quais já são 140 trabalhadores. 
Após o ato de abertura foi dado início ao terceiro momento conduzido pelo secretário adjunto de Cultura, Alencar Porto, que enfatizou que o Executivo é contra privatização do carnaval, afirmação que foi apoiada pela maioria dos presentes. Na sequência foi aberto o espaço para intervenção da plateia e debates, onde vários assuntos ganharam destaque, como por exemplo, o horário do carnaval, o número dos dias de desfiles das escolas de samba, a antecipação do horário para que crianças possam participar dos trios, infraestrutura e normas de segurança na passarela do samba, entre outros.
Como encaminhamento do seminário ficou definido que nos próximos dias serão marcadas reuniões setoriais para dar sequência ao processo de planejamento. 
Por Fernanda Cassel

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Audiências Públicas do PPA encerram nesta quarta-feira

Lisandro Lenz conduziu a apresentação dos programas
Fotos: Fernanda Barbier

Fernanda Cassel 
Desde a última sexta-feira (05) o Prefeito Cláudio Martins, o vice-prefeito Lisandro Lenz e a equipe do governo municipal estão conversando com a população em diversos bairros, durante as audiências públicas do PPA 2014-2017, que são importantes espaços de discussão com a comunidade.
De acordo com o gabinete do vice-prefeito a organização do Plano Plurianual foi feito de modo mais compacto e buscou a transversalidade das ações.
Todas as audiências tiveram início com a apresentação do PPA feita pelo vice-prefeito e na sequência o público acompanhou a fala do prefeito Cláudio, em que destacou a importância do diálogo com o povo, assim como falou em linhas gerais sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido e o que está sendo projetado pela administração.
Prefeito Cláudio falou sobre a importância do diálogo com o povo
As pessoas que participaram da audiência receberam um questionário onde foram apresentados nove programas e dentro de cada um deles opções de diversas ações. A proposta foi de que cada cidadão indicasse três opções que considerasse prioritária.
Após o término das audiências e levantamento das prioridades da população o Executivo fará a entrega do Plano Plurianual ao Legislativo, que está marcada para o dia 15 de abril.
Hoje a noite (10), a partir das 19h, será realizada a última audiência nas dependências da Escola Sampaio.

Veja os programas apresentados pelo Executivo durante as audiências:

1.      Jaguarão Pavimentando o Futuro: trata de ações a resolver problemas relacionados à infraestrutura da cidade, tais como pavimentação, drenagem, iluminação, entre outros.
2.      Educação Humanizadora: trata de ações direcionadas a promover o ensino e a formação de crianças, jovens e adultos, além de propor soluções para os problemas estruturais dos locais de ensino.
3.      Saúde em Família: trata de ações direcionadas à saúde pública, promovendo a prevenção, tratamento e reabilitação da saúde das famílias jaguarenses.
4.      Jaguarão Rural Sustentável: trata de ações direcionadas às famílias moradoras da zona rural e tem por objetivo melhorar a qualidade de vida da população do campo.
5.      Jaguarão Meu Lar: visa diminuir o déficit habitacional, regularizar a situação fundiária e qualificar moradias.
6.      Cidadania em Movimento: visa promover a cidadania em suas mais diversas formas, através da assistência social, promoção de cultura e lazer e participação popular.
7.      Jaguarão Cidade Patrimônio: visa promover e desenvolver o turismo cultural, através de ações que valorizem o patrimônio material e imaterial de Jaguarão.
8.      Jaguarão Mais Verde, Mais Vida: trata de ações ligadas ao Meio Ambiente através de iniciativas que visam ampliar e preservar os espaços verdes, controlar a população de animais de rua, qualificar a educação ambiental, manter a cidade mais limpa, entre outras.

Comunicado: Aquisição de mudas de árvores frutíferas


A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente comunica aos interessados em adquirir mudas de árvores frutíferas que os mesmos já podem fazer suas encomendas, no prédio da Secretaria. O pagamento deve ser feito no ato do pedido.

Mais informações podem ser obtidas no Departamento de Produção e Extensão Rural através do telefone 3261.1818.

Inscrições para novas turmas do programa Sesi Cozinha Brasil abrem no dia 15 de abril



Depois do sucesso da primeira edição do curso do programa Cozinha Brasil a Prefeitura Municipal e o Sesi Pelotas, informam que no período de 22 a 25 de abril Jaguarão irá receber a 2ª edição do curso, em que serão oferecidas 60 vagas.

As inscrições poderão ser feitas na Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação (Av. 20 e setembro, 172) a partir de segunda-feira (15) até sexta-feira (19) ,das 8h às 13h.

O curso é totalmente gratuito e as aulas serão realizadas no Centro Público de Economia Solidária.


Seminário de Avaliação e Planejamento do Carnaval será amanhã


A Prefeitura Municipal através das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Cultura e Turismo convidam as entidades carnavalescas, representantes de diversos setores e comunidade em geral, para participaram do Seminário “Avaliando e Planejando o melhor carnaval do sul”.
A ideia é reunir todos os agentes para avaliar a festa deste ano e em conjunto discutir alternativas que garantam a qualidade do carnaval de Jaguarão, que já é uma referência em todo o estado.
 A atividade está marcada para às 19h desta quinta-feira (11), no Auditório da Biblioteca Pública. (FC)

Vacinação contra a gripe começa na próxima segunda-feira


A campanha de vacinação contra a gripe vai começar na próxima segunda-feira (15) e segue até o dia 26 de abril. De acordo com a enfermeira Sabrina Vencato, as vacinas serão oferecidas em todas as Unidades Básicas de Saúde e os familiares dos idosos acamados, que não têm condições de se deslocarem até o posto, já podem procurar a Unidade de Saúde mais próxima e deixar o nome e endereço para que o idoso seja vacinado em casa.

Ainda segundo a enfermeira o Ministério da Saúde, por meio do programa Nacional de Imunizações (PNI), vai marcar o dia 20 de abril (sábado), como o dia de divulgação e mobilização nacional da campanha contra a influenza.

Os grupos prioritários para vacinação são: indivíduos com 60 anos ou mais;  trabalhadores da saúde;  crianças de 6 meses a menores de 2 anos;  gestantes;  puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto);  portadores de doenças crônicas (doença respiratória crônica, cardiopatias, doença renal crônica, doenças neurológicas, diabetes, obesidade grau III, pessoas com HIV, transplantados, pessoas com câncer que fizeram quimioterapia ou radioterapia);  população privada de liberdade.

Além da vacinação, existem medidas preventivas comprovadamente eficazes para combater a gripe e devem ser amplamente adotadas como: higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar, antes de comer, antes de tocar os olhos, a boca e o e o nariz; evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas, como corrimãos, bancos, maçanetas etc, usar lenço descartável ao tossir ou espirrar.

É importante alertar que pessoas com síndrome gripal devem evitar contato direto com outras pessoas, aglomerações e ambientes coletivos.


Saiba mais:
A influenza é uma infecção aguda viral que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias de pessoas contaminadas ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém contaminadas podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e nariz.
Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão e secreção nasal, tosse, rouquidão, febre, mal-estar, dor de cabeça, etc.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Cláudio Martins e equipe de governo recebem o Deputado Henrique Fontana


Deputado visitou a construção das 50 moradias do Minha Casa Minha Vida
Fotos: Fernanda Cassel 


No último sábado (06) o Deputado Federal Henrique Fontana (PT) esteve em Jaguarão, oportunidade em que cumpriu agendas ao lado do Prefeito Cláudio Martins. A primeira atividade foi a visita ao Cerro da Pólvora, onde observou de perto o andamento das obras do Centro de Interpretação do Pampa. Acompanhado também dos vereadores Oberte Paiva (PT), Miriam Coelho (PT) e Roseli Calvetti (PT), o Deputado circulou ainda nos bairros Kennedy, Indianópolis e Núcleo Habitacional Vitor Hugo Rosa, momento em que conversou com os trabalhadores que estão atuando na construção das 50 casas do programa Minha Casa Minha Vida.  Na sequência a comitiva foi até o antigo prédio das secretarias de Obras e Desenvolvimento Rural, onde será instalado o campus Jaguarão do IF-Sul.
A segunda agenda do deputado foi uma reunião na Prefeitura Municipal, com o prefeito Cláudio, vice-prefeito Lisandro Lenz e secretários municipais.
De acordo com Henrique Fontana é sempre uma grande alegria estar em Jaguarão e ver a transformação positiva que o município está tendo. “Olhando essa obra da Enfermaria a gente percebe que a cidade vive um outro tempo, um novo momento que se identifica com o que vem transformando o nosso país. Eu acredito que boa parte da população há pouco tempo atrás não acreditava que essa grande obra seria uma realidade”, diz o deputado que destaca também que Jaguarão está entre as quatro cidades gaúchas selecionadas para o PAC das Cidades Históricas. 
Visita às obras do Centro de Interpretação do Pampa
Ainda segundo Fontana todas essas conquistas do município e o destaque que Jaguarão vem recebendo como cidade turística são resultado desta afinidade do governo Dilma e do governo do prefeito Cláudio, e mostra o resultado de uma gestão que tem planejamento estratégico, que soube plantar e que já começa a colher bons frutos.
Para o Prefeito Cláudio Martins é sempre uma honra receber o deputado Fontana, que tem sido um grande parceiro de Jaguarão e tem contribuído para a concretização de diversas obras que qualificam a saúde, a educação, a habitação, entre outras, além de prestar um importante apoio político no andamento dos projetos junto aos órgãos do governo federal. “Nesta agenda conversamos com o deputado Fontana sobre o andamento dos projetos e obras e o importante é destacar que ele mais uma vez reafirmou o compromisso de seguir sendo parceiro da nossa população e ajudando Jaguarão”, finalizou.  (Fernanda Cassel)

Conheça os trabalhos de prevenção e combate a dengue no município



A Secretaria Municipal da Saúde comunica a população em geral que mantém desde 1998 um programa de controle e combate ao mosquito Aedes Aegypti, (mosquito este responsável pela transmissão da doença Dengue). No município de Jaguarão a secretaria da Saúde conta com uma equipe de 4 pessoas devidamente treinadas e habilitadas a fazer pesquisas de focos, dedetizações e controle desses vetores e também de outros insetos transmissores .
Semanalmente os servidores da Secretaria fazem o controle do Aedes Aegypti em 74 armadilhas localizadas em locais de fluxo de veículos da cidade, também são visitados PE (Pontos estratégicos), ou seja, Ferro - velhos, borracharias, postos de gasolina, cemitérios, postos de materiais recicláveis, onde são feitas coletas de larvas para identificação das espécies de mosquitos.
Além dos trabalhos rotineiros, realiza-se visitas domiciliares para orientação sobre higiene e saneamento, quando provado a necessidade e carência do morador a equipe de vigilância ambiental dispõe de módulos sanitários (vaso Sanitário, fossa séptica, lavatório, tanque de lavar roupa e pia de cozinha). Esse trabalho tem por objetivo melhorar as condições de saneamento e prevenir doenças diarréicas e doenças transmitidas através da água parada.
Uma forma para evitar a criação de focos de mosquito na cidade foi a criação do ECOPONTO (Posto de Coleta de Pneus em desuso para destino final). A Secretaria da Saúde através do Setor de Vigilância Ambiental mantém o monitoramento das borracharias e locais onde possam existir pneus jogados a céu aberto. Esses pneus são armazenados em um depósito fechado e dedetizados, e após são transportados pela RECICLANIP para destinação final.

A Reciclanip foi criada em março de 2007 pelos fabricantes de pneus novos Bridgesíone, Goodyear, Michelin e Pirelli e, em 2010y a Continental juntou- se à entidade. A Reciclanip é considerada uma das maiores iniciativas da indústria brasileira na área de responsabilidade pós-consumo. O trabalho de coleta e destinação de pneus inservíveis realizado pela entidade é comparável aos maiores programas de reciclagem desenvolvidos no país.

Outras atividades da Vigilância Ambiental são: Programa de Controle a Doença de Chagas, (barbeiro) em todo município, Programa Visiágua na cidade e no interior , Digitação de dados da Dengue, programa de módulos sanitários, palestras e participação em eventos.

Recentemente, novembro e dezembro de 2012, em Jaguarão bem como em algumas cidades do Rio Grande do Sul, fronteira com o Uruguai e também suas cidades limítrofes , foram realizadas atividades de LIRAa (Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti) que consiste em um mapeamento total da cidade, com todas as residências e terrenos baldios, ruas e quarteirões. O trabalho foi realizado em 20% dos imóveis da cidade e nada foi constatado com relação ao mosquito transmissor da Dengue, Esse trabalho de prevenção a Dengue é desenvolvido no município por uma equipe de quatro pessoas, sendo três do município e um cedido pela FUNASA (Fundação Nacional da Saúde), um veículo, maquinas de dedetizar, equipamentos de EPI, áudio visuais, barraca pantográficas e acessórios, panfletos, folders, cartazes, banner e faixas.

Saiba mais:
A Dengue é uma virose, ou seja, uma doença causada por vírus. O vírus é transmitido para uma pessoa através da picada da fêmea contaminada do mosquito Aedes Aegypti.
A doença pode se manifestar de duas formas: a dengue clássica e a dengue hemorrágica.
Dengue Clássica: os sintomas são mais brandos. A pessoa doente tem febre alta, dores de cabeça, nas costas e na região atrás dos olhos. A febre começa a ceder a partir do quinto dia e os sintomas, a partir do décimo dia. Neste caso, dificilmente acontecem complicações, porém alguns doentes podem apresentar hemorragias leves na boca e nariz.
Dengue hemorrágica (ocorre quando a pessoa pega a doença por uma segunda vez): neste caso a doença manifesta-se de forma mais grave. Nos primeiros cinco dias os sintomas são semelhantes ao do tipo clássico. Porém, a partir do quinto dia, alguns doentes podem apresentar hemorragias em vários órgãos e choque circulatório. Pode ocorrer também vômitos, tontura, dificuldades de respiração, dores abdominais intensas e contínuas e presença de sangue nas fezes. Não ocorrendo acompanhamento médico e tratamento adequado, o paciente pode falecer.

Quais os principais sintomas?
A dengue clássica se manifesta assim:
99% das pessoas apresentam febre durante cerca de sete dias com inicio abrupto.
60% têm dor de cabeça frontal severa» dores nas articulações e músculos.
50% têm dor atrás dos olhos (retro-orbital);
50% têm prostação, indisposição, perda de apetite* náusea e vômitos*
25% têm manchas vermelhas no tórax e braços»
IMPORTANTE: A Dengue se diferencia de resfriados e gripes por não apresentar sintomas respiratórios.

Há tratamento para a doença?
Não existe tratamento específico, Diante a mínima suspeita de dengue não utilize medicamento a base de ácido acetil - saiicílico. Beba bastante água e consulte um médico.
Existe vacina contra a dengue? Quantas vezes a pessoa pode ter a doença?
Não existe vacina. Existem quatro tipos de vírus (Den 1, Den 2, Den 3 e Den 4), pode-se adoecer por cada um dos vírus circulantes que está no mosquito, então, quatro vezes. Cada tipo confere imunidade.

Recomendações
Dengue é uma doença que pode evoluir rapidamente da forma clássica para quadros de maior gravidade;
À pessoa só desenvolve imunidade para o tipo de vírus que contraiu e pode infectar-se com outro sorotipo, o que aumenta o risco de doença hemorrágica;
 Á identificação precoce dos casos de dengue é de importância fundamentai para o controle das epidemias;
Combater os focos do mosquito transmissor é a única maneira de prevenir a transmissão da doença.
A prevenção é a única arma contra a doença.
A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d'água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Prefeitura realiza Ação Emergencial Safra 2013

Fotos: Maikon Porto

Em uma ação conjunta da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Secretaria de Serviços Urbanos foi dado início no final do último mês à Ação Emergencial Safra 2013. No domingo de Páscoa as equipes realizaram o trabalho de manutenção na Estrada da Costa, ação que terá continuidade neste final de semana.

De acordo com o vice-prefeito Lisandro Lenz, essas ações mais intensificadas são de grande importância, tendo em vista as dificuldades em torno do tema das estradas rurais. “Neste ano, por exemplo, tivemos um forte impacto no orçamento devido as contrapartidas necessárias para assegurar a realização dos projetos que irão trazer mais qualidade para saúde, para infraestrutura, esporte, educação, entre outras áreas. Esse impacto financeiro de R$2,5 milhões, certamente atinge e dificulta o trabalho de manutenção das estradas” ,explica.

Ainda segundo o vice-prefeito é importante destacar que além dessa ação emergencial a administração municipal está articulada com o governo do Estado, em que está garantida a recuperação das estradas da Perdiz e do Telho.

“A safra vem aumentando significativamente e as estradas estão recebendo um fluxo que antes não era tão intenso. Isso causa um desgaste maior com certeza. Por isso essa ação intensificada está sendo fundamental para garantirmos um melhor acesso e o escoamento da produção”, observa.

Dialogando com o trabalho de manutenção das estradas rurais, Lisandro ainda destaca que nos próximos dias ele e o Prefeito Cláudio Martins participam da solenidade em que a presidenta Dilma Rousseff fará a entrega de máquinas agrícolas para vários municípios gaúchos, entre eles Jaguarão.
 Por Fernanda Cassel

Servidores fazem curso de aperfeiçoamento em operação de maquinário




No período de 01º a 05 de abril, os servidores municipais de carreira Nilton Martins (Secretaria de Desenvolvimento Rural) e Álvaro Alves (Secretaria de Obras), participaram do curso de operação de motoniveladora (patrola).
Com o curso, os servidores garantiram aperfeiçoamento profissional, que resulta em serviços mais qualificados para a população.   
Nos próximos dias o prefeito Cláudio Martins receberá em solenidade com a presença da presidenta Dilma, mais uma patrola que chega para qualificar os serviços de infraestrutura no município. (FC)

Fórum Regional Permanente de Saúde Mental será realizado no dia 25 de abril


A Secretaria Municipal de Saúde anunciou nesta semana que no dia 25 de abril Jaguarão será sede do Fórum Regional Permanente de Saúde Mental. A atividade será desenvolvida no Auditório da Unipampa.

A realização do Fórum no município é uma parceria da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde-Caps Sítio Renascer.

Confira a programação:
Quinta-Feira, 25 de abril

9:30 - Abertura com Atividade Cultural
10:00 - 12:00 Mesa de Discussão e apresentação das experiências dos Grupos Condutores de Jaguarão, Pelotas e São Lourenço do Sul;
13:30 - Discussão da Rede e do Plano Regional de Saúde Mental;
15:00 - Orientações sobre, NAAB, Composições de Redução de Danos e Oficinas Terapêuticas na Atenção Básica;
16:00 - Encerramento com atividade Cultural

07 de abril Dia Mundial da Saúde!




Saúde não é apenas não estar doente. Saúde é bem mais amplo que isso, é estar bem fisicamente, mentalmente e socialmente também!
Uma boa higiene, alimentação adequada, fazer exercícios físicos regularmente e dormir bem nos ajudam bastante a ter saúde.

Nós do Poder Público Municipal juntamente com a Secretaria Municipal da Saúde, queremos homenagear a todos os profissionais de saúde do Município, em especial aos que trabalham conosco na rede pública, com a seguinte mensagem:

“Oração ao Divino Espírito Santo, Criador e renovador de todas as coisas, vida da minha vida! Com Maria Santíssima, eu vos adoro, agradeço e amo!
Vós, que dais vida a todo universo, conservai em mim a saúde.
Livrai-me de todas as doenças e de todo o mal!
Ajudado com a vossa graça, quero sempre usar minha saúde para colaborar convosco na construção de um mundo melhor para todos nós.
Peço-vos, que ilumineis, com vossos dons de sabedoria, os médicos, os enfermeiros, técnicos, agentes e outros que diuturnamente cuidam dos doentes,
para que conheçam a verdadeira causa dos males que destroem ou ameaçam a vida,
e possam também descobrir e aplicar os remédios mais eficazes para defender a vida e curá-la.
Virgem Santíssima, Mãe de toda a vida e saúde dos enfermos, sede sabedoria nesta humilde oração!
Vós que sois a Mãe de Deus e nossa mãe, intercedei por todos !"

Secretaria Municipal de Saúde

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Escolas Municipais recebem atividades do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa



Com o objetivo de alfabetizar todas as crianças até oito anos de idade, o município de Jaguarão aderiu ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e desde a última semana a Secretaria de Educação e Desporto (SMED) vem realizando o primeiro encontro nas escolas da rede municipal, direcionada a professores e alfabetizadores que atuam com alunos dos anos iniciais ( 1º,2ºe 3º ano).

Durante os encontros foram abordados diversos temas referentes à alfabetização, como: Importância do Pacto para a alfabetização no município; metas do Pacto; entendimento da concepção de alfabetização na perspectiva do letramento; aprofundamento da  compreensão  sobre  currículo  nos  anos iniciais  do  ensino  Fundamental; compreensão da  importância  do currículo e da  avaliação  no processo  de alfabetização e análise e  construção de  instrumentos  de avaliação e de registro de aprendizagem.

A partir da terça-feira (09) a SMED dá início a próxima etapa, em que a equipe vai visitar as escolas e realizar testes com as crianças que integram o Pacto.     

Interessados em mais detalhes sobre o programa podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação e Desporto.

Profissionais da saúde participam do Telessaúde RS

Foto: Lucas Leitzke
Na última semana a Secretaria Municipal de Saúde e seus parceiros deram início ao programa Telessaúde RS em Jaguarão. O ato de abertura e as capacitações com os profissionais da saúde aconteceram no prédio da Escola Espírito Santo.

De acordo com o secretário Celso Caetano, o  TelessaúdeRS é uma estratégia de qualificação dos profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) por meio da oferta de teleconsultorias sobre casos clínicos, processo de trabalho, educação em saúde, planejamento, monitoramento e avaliação de ações em Atenção Primária à Saúde (APS). É dirigido a todos os profissionais que fazem parte da equipe de Saúde da Família – médicos, enfermeiros, odontólogos, técnicos de enfermagem, técnicos e auxiliares em saúde bucal, agentes comunitários de saúde – e aos demais profissionais que fazem parte das equipes de atenção primária e/ou dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família.

Além de responder às solicitações de teleconsultoria de forma assíncrona (por meio de textos curtos) ou síncronas (por meio de webconferencias) através da Plataforma de Telessaúde, oferece também ações de educação permanente como cursos, webpalestras, webconferências de acompanhamento e com a produção de Segundas Opiniões Formativas (SOF).

O objetivo principal em todas estas ações é qualificar o trabalho das equipes de atenção primária à saúde, fortalecendo os atributos da APS: acesso de primeiro contato, longitudinalidade, coordenação, integralidade, orientação familiar e comunitária. Todas estas atividades são orientadas pelos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), pelos atributos da APS e pela melhor e mais atual evidência científica disponível adequada à prática da atenção primária.

As ações só são possíveis devido ao apoio técnico, financeiro e político da Secretaria da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Sgtes) e do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (DAB/MS), assim como da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS). Tanto a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como a Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul apoiam e possibilitam a execução do TelessaúdeRS.