quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Celso Caetano participa do acolhimento dos secretários e secretárias municipais de saúde em Brasília

Foto: Divulgação

O Secretário de Saúde Celso Caetano participou nos dias 31/01 e 01/02, em Brasília, do acolhimento dos secretários e secretárias municipais de saúde, um convite do Ministério da Saúde. Cerca de 3 mil secretários municipais de saúde participaram de encontro a fim de conhecer melhor os programas e incentivos disponíveis pelo Ministério.
Segundo o secretário o ministro assinou uma série de atos e portarias na cerimônia de abertura, entre elas: Melhorar a qualidade da atenção básica, investir em infraestrutura, com construção, reforma e ampliação das unidades de saúde, e humanizar o atendimento à população, recurso para incrementar as ações dos agentes comunitários de saúde, com a fixação do valor de R$ 950 por agente a cada mês. Foi assinada ainda a portaria que permite que todos os municípios do Brasil tenham pelo menos uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). O NASF é uma equipe, integrada por profissionais de diferentes áreas de conhecimento que atuam em conjunto com os profissionais das equipes de Saúde da Família (ESF), compartilhando e apoiando as práticas em saúde.
Todas esses são alguns desafios que os secretários municipais de saúde irão enfrentar pelos próximos quatro anos. “A cada desafio, lembrem que vocês não estão sozinhos na tarefa de garantir uma saúde com qualidade aos brasileiros”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Durante toda a sexta-feira (1), foram realizadas oficinas coordenadas por representantes do Ministério da Saúde, onde os secretários tiveram a oportunidade de obter esclarecimentos sobre as ações do Ministério e também como se encontra a Atenção Básica do município.
Entre as pautas levadas à Brasília pelo secretário Celso Caetano está o grave problema da falta de médicos. Foi entregue um documento onde fala do Acordo Binacional entre os países do Brasil e Uruguai datado de 21 de agosto de 2002, em que oportuniza a contratação de médicos uruguaios facilitando assim o atendimento a população.
O documento menciona ainda que o acordo solucionou em parte o problema, porém os procedimentos realizados pelos médicos uruguaios não podem ser cobrados sua produtividade. Em anexo ao documento Celso encaminhou uma cópia da decisão judicial favorecendo o Hospital de Jaguarão na contratação dos médicos uruguaios em uma ação ajuizada pelo Cremers ( Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul ) contra a Santa Casa de Caridade de Jaguarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.