segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Poder Público, entidades e sociedade civil dialogam sobre a força do Carnaval

foto:Lucas Leitzke


Por Fernanda Cassel
O carnaval é o maior evento realizado em Jaguarão. Nos últimos cinco anos a qualidade e o crescimento desta festa popular têm atraído cada vez mais a atenção de um número maior de turistas. A segurança, por exemplo, é umas das marcas que garante que os dias de folia possam ser aproveitados por toda a família com muita diversão e tranquilidade.
Ciente da importância de manter o sucesso dessa festa e de qualificá-la ainda mais o Prefeito Cláudio Martins teve a iniciativa de realizar um amplo debate com toda a sociedade para que Jaguarão esteja preparada para receber os milhares de turistas. “Queremos discutir com toda a sociedade o tema do carnaval, pois a cada ano ele vem ganhando mais força. É preciso que estejamos preparados para receber os turistas e para que a nossa comunidade siga aproveitando esse carnaval não só como lazer, mas também como fonte de renda, já que além do impacto cultural, o carnaval gera um forte impacto na economia”, destaca o Prefeito.
O debate com o poder público e comunidade em geral aconteceu na noite de quinta-feira (15), na Biblioteca Pública Municipal, durante a mesa redonda que teve como tema o “Potencial Turístico Cultural de Jaguarão e a força do Carnaval”. Fizeram parte da mesa principal o Prefeito Cláudio Martins, o vice-prefeito, Lisandro Lenz, o presidente do Legislativo, Antônio Carlos Marques, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Vieira, o Secretário de Cultura e Turismo, Carlos Marques, o representante da Brigada Militar, Capitão Diogo, a presidente da CDL, Maria Emma Lippolis e o presidente da Liga das Entidades Carnavalescas, Félix Alarcon.
Entre os demais participantes da discussão estavam representantes de agência bancária, rede hoteleira e gastronômica, trios elétricos, conjuntos, blocos, escolas de samba, Sindicato Rural, Associação Comercial, Santa Casa de Caridade, Corpo de Bombeiros, 12º RCMec, entre outros.
Na abertura da atividade o Prefeito Cláudio Martins fez uma apresentação sobre a atual conjuntura do município e suas perspectivas de desenvolvimento. Dialogando com o potencial turístico o prefeito falou da qualidade dos eventos, entre eles Motofest, Feira Binacional do Livro e Carnaval. “Estamos há algum tempo com a ideia de abrir esse debate. Acredito que aqui está um embrião de um método de trabalho e de reflexões sobre nossa cidade. O governo deve ser o mediador, o organizador, mas o fundamental é que essa pluralidade que temos aqui esteja sempre junto fazendo parte das discussões”, observou.
Após a saudação e as falas de todos os integrantes da mesa foi aberto espaço para as manifestações de todos os presentes. Os assuntos levantados giraram em torno da segurança, saúde, prestação de serviço, infraestrutura turística e infraestrutura da avenida. Como encaminhamento foi definido que em março seja realizado um novo fórum para avaliação do carnaval 2013.
 
Confira os principais pontos debatidos:
Segurança:
- Maior reforço policial em torno das agências bancárias;
- Disponibilizar segurança particular ou viatura policial para reforçar a segurança do Hospital durante os dias do evento;
- Que cada pessoa seja um fiscalizador e exerça seu papel de cidadão cumprindo com seus deveres e direitos;
- Número de policiamento adequado, de acordo com as normas da ONU;
- Acordo do horário oficial de duração do Carnaval;
Saúde:
- Equipe de saúde na concentração dos trios;
- Reforço médico para o Hospital nos dias do evento;
Prestação de Serviços:
- Importância do comércio, hotelaria, gastronomia e prestadores de serviço em geral prepararem-se com antecedência para a previsão de receber os milhares de  turistas;
Infraestrutura turística:
- Sinalização turística (informações básicas);
- Guichês de atendimento ao turista durante os dias do evento;
- Divulgação dos telefones úteis em postos de gasolinas e pontos de táxi;
- Possibilidade da criação de um camping no Sindicato Rural, como mais uma oferta de leito aos turistas;
- Realização de encontros periódicos para discutir o turismo na cidade;
Infraestrutura da Avenida do Samba:
- Organizar a ocupação das calçadas, como por exemplo, as cadeiras colocadas com antecedência;
- Iluminação da Rua General Osório, circuito os trios elétricos;
- Criar uma melhor relação com a Rodoviária durante o evento em função do trajeto dos ônibus;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.