sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Jaguarão será o único município do estado a receber Campus do IF-Sul

Sec, de Educação Maria da Graça, Prefeito Cláudio, Ricardo Costa e Roseli Calvetti em reunião  no ano passado


por Fernanda Cassel
O Prefeito Cláudio Martins recebeu na manhã de hoje (11) a ligação do Reitor do Instituto Federal Sul Riograndense (IFSul), Antônio Brod, com uma das notícias mais importantes dos últimos anos para a comunidade da fronteira: a confirmação de que Jaguarão receberá a Escola Técnica Binacional, campus IF-Sul, ainda em 2013.
Desde 2009 uma grande mobilização articulada pelo governo municipal vem ganhando força. Junto a essa luta estiveram representantes de Rio Branco e de outras cidades da região, em especial Arroio Grande e Herval. O Prefeito Cláudio Martins conta que toda essa articulação culminou em uma das maiores audiências públicas do município, a qual contou com a participação de educadores do Brasil e Uruguai e com a presença de Eliezer Pacheco, na época secretário de educação profissional e tecnológica do MEC.  “ Nesta audiência ficou evidenciada a grande demanda em relação a qualificação da mão de obra de jovens nesta região, principalmente nas cidades gêmeas de fronteira”, comenta.
Cláudio Martins ainda enfatiza que essa é uma das maiores conquistas para Jaguarão nas últimas décadas. “Estamos muito felizes com essa conquista que trará enormes benefícios para nossa cidade e para região. Cabe destacar que nosso município está preparado para acolher um campus do IF-Sul, sendo que inclusive já destinamos um prédio próprio da prefeitura, o qual já foi vistoriado pelo MEC”.
A Secretária Municipal de Educação, Maria da Graça Souza, ressalta que a vinda da escola técnica terá um grande impacto positivo no futuro dos jovens jaguarenses e no desenvolvimento da cidade. Ela destaca também que a experiência da oferta do curso pós- médio “Arroz e Pasturas”, parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, IF-Sul e Universidade do Trabalho do Uruguai (UTU), foi fundamental para consolidar o projeto da escola técnica binacional em Jaguarão.
O prédio destinado pelo município para abrigar o campus fica localizado na Rua 20 de setembro esquina General Osório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.